Eventos e Lugares de Diversão



EVENTOS


Festa de S. João

A festa da cidade. realiza- se a 24 de Junho.
É a festa do alho- porro, do manjerico e da guerra de martelinhos,
À noite, a 23 de Junho o tradicional jantar, que normalmente consta de sardinha assada, pimento assado e broa, acompanhado de vinho verde.
Sai- se para a rua, em grupo, onde no aglomerado de milhares de pessoas se bate na cabeça com o martelo de plástico, dá- se o alho- porro ou o manjerico a cheirar a quem passa nas intermináveis filas de grupos que transitam em sentido contrário. À meia- noite todos seguem uma direcção, a Ribeira, para se assistir ao fogo-de-artifício sobre o rio Douro. Depois é a debanda para os divertimentos : carroséis e matraquilhos, soltar os balões ou saltar à fogueira.
De manhã um refrescante banho na praia e o regresso a casa para ao almoço se degustar o cabrito de S. João.
Foi considerada como uma das dez melhores festas do mês de Junho, no Mundo, pela National Geographic. 






















Circuito da Boavista


A primeira edição deste circuito automóvel com o nome de “Circuito da Boavista”, realizou-se em 1931. No entanto o automobilismo na Boavista começa nos anos 20, onde se organizavam os chamados “quilómetros lançados”
Na edição de 1932, o destaque vai para a participação de uma senhora: D. Palmira Coelho ao volante de um Opel, novidade absoluta a nível nacional.
Em 1933 surgem pela primeira vez as corridas de motos nas cilindradas de  350 e 500 cc.
O Automóvel Club de Portugal (ACP), é responsável pela organização da edição de 1950, que rodou na cidade a 18 de Junho de 1950 com o nome de “I Circuito Internacional do Porto”. De destacar a participação da Ferrari com 2 automóveis. O vencedor foi o italiano Felice Bonetto, ao volante de um Alfa Romeo 412.  
O “II Circuito Internacional do Porto”, realizado a 17 de Junho de 1951, realizou-se com o nome de  “I Grande Prémio de Portugal, e, foi ganho pelo  português, Casimiro Oliveira, a conduzir um Ferrari 340.
O actual percurso
 Em 1952, o “II Grande Prémio de Portugal” e “III Circuito Internacional do Porto” nas motos foi ganho nas duas classes 350 cc e 500 cc, pelo espanhol Javier Ortueta, nos automóveis, pelo italiano Eugenio Castelotti num Ferrari 225 S. De destacar que neste ano se tornou obrigatório o uso de capacete.
Em 1952 o vencedor foi o português, José Nogueira Pinto, ao volante de um Ferrari 250 MM. Com a criação do Campeonato Mundial de Marcas Sport, o ACP criou uma segunda competição paralela ao Grande Prémio de Portugal, a “Taça Cidade do Porto”, destinada a estas viaturas onde  venceu Francisco Corte Real Pereira, com o seu Alba. 
 Em 1954 o Grande Prémio de Portugal foi transferido para a capital, ficando a chamar- se  “I Grande Prémio do Porto” e foi realizado nos dias 26 e 27 de Junho de 1954.
O Grande Prémio de Portugal volta à cidade do Porto em 1955. Onde se destaca a primeira vitória da marca italiana Maserati na prova através do piloto francês Jean Behra, ao volante de um modelo 300S.
A edição de 1956 realizada a 17 de Junho com o nome de  “Grande Prémio do Portoo destaque vai para a presença do piloto Jack Brabham ao volante de um Cooper-Climax e da estreia da marca inglesa Lotus. 
Em 1958 a prova realizada em  24 de Agosto, patrocinada pelo piloto argentino Fangio conta pela primeira vez com  a Fórmula 1 onde se destaca a participação dos pilotos Stirling Moss, Mike Hawthorn, Jack Brabham e Graham Hill. 
 Em 1960 Jack Brabham com a vitória no  “IX Grande Prémio de Portugal” consegue a conquista antecipada do seu segundo título mundial. 
2005 - surge o Grande Prémio Histórico do Porto, que passa a realizar- se de dois em dois anos.  Para que tal aconteça há que  registar a grande participação da Câmara Municipal do Porto e principalmente do seu Presidente da altura Rui Rio. 
Em 2007 a Federação Internacional de Automobilismo concede ao circuito o Certificado oficial de Homologação do Circuito da Boavista (Grau 4), o que permite a realização de diversas provas neste circuito citadino.
O ano de 2009 registou mais de 200 mil espectadores e foi transmitido em directo para todo o mundo pela Eurosport.



Fantasporto

Festival Internacional de Cinema Fantástico


O festival nasceu em 1980,de conversas à mesa do Café Luso, entre Beatriz Pacheco Pereira, Mário Dorminsky e o pintor José Manuel Pereira, equipa á qual dois anos depois se juntou António Reis.
A primeira edição , do “Fantas” foi em 1981,
Em 1991 foi criada a Semana dos Realizadores, e em 2002, a Secção Oficial Orient Express,
com a introdução do cinema sul-coreano.
O “Fantas foi membro fundador da Federação dos Festivais de Cinema Fantástico.
A revista “ Variety”, que anualmente envia um representante, considerou em 2011 o “Fantas” como o maior festival de cinema em Portugal, e um dos 25 melhores festivais mundiais.
A Toyota, um dos patrocinadores do festival, produziu um modelo de nome “Aygo Fantas” fazendo com que o “Fantas” seja o único festival de Cinema com um automóvel com o seu
nome e logótipo. 
De salientar como louvores já recebidos, a Medalha de Mérito Cultural do Governo Português, a Medalha de Mérito Grau Ouro da Cidade do Porto e a Medalha de Grau Ouro da Cidade de Gaia.
Ir para Site Oficial - www.fantasporto.com


Red Bull - air race












As corridas aéreas tiveram início em 1909. A primeira corrida Red Bull Air Race deu-se em 2003, na Áustria.A cidade do Porto acolheu o Red Bull Air Race pela primeira vez em 2007. Devido à largura do Rio Douro, o circuito para este tipo de corridas, é o mais rápido do mundo, e por isso muito apreciado pelos pilotos. SMOKE ON."




Regata de Barcos Rabelo



Encontro de Pais Natal

















Extreme Sailing Series















Aventura Balão
















Concerto na Avenida dos Aliados G N R  - 21 de Junho de 2014 



A melhor banda portuguesa de rock  de Sempre !

Ver imagens na página "Grupo Novo Rock"
Ir para Site Oficial -  www.osgnr.com/
Ir para Wikipedia - pt.wikipedia.org/wiki/GNR_(banda)

Exposição Homem T



Barca da Memória

Aqui quem quis, depositou todo o tipo de objectos em cubas herméticas que foram mergulhadas em alto mar no dia 9 de Outubro de 2012. Estas cubas herméticas serão abertas em 2112 e os objectos vistos por quem quiser.


Feira do Chocolate






LUGARES DE DIVERSÃO

Planetário
















Sea - Life














Heliporto do Cais das Pedras



Porto Beach Club
Parque da Cidade

Pólo Fluvial do Freixo