Estações de Comboio e Rede Metropolitana

ESTAÇÕES DE COMBOIO

ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE S. BENTO

Inicialmente  chamada de Estação Central do Porto.
Instalada no local do Mosteiro de São Bento de Avé-Maria[, construído no Século XVI, e parcialmente destruído por um incêndio em 1783.
Inaugurada em  5 de Outubro de 1916,  já funcionava desde 7 de Novembro de 1896, altura em que aqui chegou o primeiro comboio, sendo que na altura a estação consistia apenas em 3 edifícios de madeira.
O actual edifício foi projectado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva e a cerimónia do lançamento da primeira pedra foi realizada em 22 de Outubro de 1900, pelo rei  D. Carlos e por D. Amélia de Orleães.
De registar que foi eleita em  Agosto de 2011, pela revista Travel + Leisure como uma das mais belas estações do mundo, e a única estação portuguesa incluída na lista.
Os célebres azulejos da Estação, foram instalados pelo  mais popular azulejador em Portugal, Jorge Colaço.
Têm uma área de 551 metros quadrados e representam, principalmente, cenas passadas no Norte do país, como, a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao rei Afonso VII de Leão e Castela, o Torneio de Arcos de Valdevez , a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto e a Conquista de Ceuta. Estes azulejos tiveram obras de restauro  iniciadas em 16 de Julho de 2010, que terminaram em 9 de Maio de 2011.

Ir para Site Oficial - www.cp.pt/…layPage.do?vgnextoid=6e34483f13a84010...cp


ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE CAMPANHÃ

Inaugurada em 4 de Novembro de 1877. Localizada no lugar da antiga quinta do Pinheiro. De salientar na fachada do edifício principal, o relógio da Casa de Garnier de Paris.









Ir para Site Oficial - 
www.cp.pt/…layPage.do?contentId=cab34bbc4c3f5010...cp



ESTAÇÃO DE COMBOIOS DE CONTUMIL


















Ir para Site Oficial - pt.cyclopaedia.net/wiki/Estacao-de-Contumil



FUNICULAR DOS GUINDAIS

Caminho de Ferro localizado na escarpa dos Guindais, faz transporte público da zona da Batalha para a Avenida Gustavo Eiffel, na Ribeira e viceversa.











REDE METROPOLITANA

A rede metropolitana do Porto com 2 089 km² de área e 60 Km de linhas de via dupla, distribuídas por 68 estações, é a maior rede metropolitana de transporte público de Portugal.

Ir para Site Oficial do Metro do Porto - www.metrodoporto.pt

ESTAÇÃO DE METRO DA TRINDADE











ESTAÇÃO DE METRO DE CAMPANHÃ